Certificação Acústica

Não só em Portugal, como em todo o universo da construção, caminhamos no sentido do conforto, quer este seja em termos térmicos, patológicos ou mesmo, acústicos. Nesse sentido, a legislação portuguesa tem vindo gradualmente a regular esta área, convergindo assim em fracções e edifícios bem menos susceptíveis à poluição sonora.

Em 9 de Junho de 2008, foi publicado o novo Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios (RRAE), o Decreto – Lei n.º 96/2008. Este novo diploma, altera o Decreto – Lei n.º 129/2002 que regula a vertente do conforto acústico no âmbito do regime da edificação. Pretende-se com esta introdução uma melhor articulação com o Decreto -Lei n.º 9/2007, de 17 de Janeiro, que aprova o Regulamento Geral do Ruído (RGR).
São actualizados os parâmetros de desempenho acústico dos edifícios e os indicadores do ruído de equipamentos e instalações, e estabelecem explicitamente procedimentos de avaliação de conformidade com as normas definidas no RRAE, visando a melhoria da qualidade habitacional no País, tanto para edifícios novos como para os edifícios existentes que venham a ser objecto de reconstrução, ampliação, ou alteração.

A Hemisfério Numérico, possibilita de forma célere e competente, a emissão do Certificado Acústico necessário para o pedido de licença de utilização ou qualquer outro fim, sendo todo o processo efectuado sob acreditação do IPAC, algo obrigatório desde Fevereiro de 2011.

 

CERTIFICADO ACÚSTICO - ACREDITADO PELO IPAC

Procedimentos para medição "in situ" dos parâmetros exigidos por lei no Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios (DL 96/2008) e respectivo Certificado Acústico:

                        - Contactar a Hemisfério Numérico por uma qualquer via à disposição;

                        - Marcar data e hora para ida ao local efectuar os ensaios acústicos;

                        - Tratamento estatístico dos dados obtidos em obra;

                        - Elaboração do Certificado Acústico.

 Elementos necessários:

                        - Plantas de Arquitectura (caso existam);

                        - Dados do Requerente (do processo camarário);

                        - Morada do imóvel a Certificar.

 

A Hemisfério Numérico está habilitada a efectuar, de forma acreditada pelo IPAC, os seguintes ensaios acústicos:

                        - Medição do Isolamento Sonoro a Sons Aéreos de Fachadas. Método global com altifalante (NP   EN ISO 140-5) - Determinação do índice de isolamento sonoro,   D2m,nT,w;

                        - Medição do  Isolamento Sonoro a Sons Aéreos entre Compartimentos (NP EN ISO 140-4) - Determinação o índice de isolamento sonoro, DnT, w;

                        - Medição do Isolamento Sonoro a Sons de Percussão de Pavimentos (NP EN ISO140-7) - Determinação do índice de isolamento sonoro a sons de percussão, L'nT, w;

                        - Medição do nível sonoro de ruído particular de Equipamentos Colectivos (ISO 16032);

                        - Medição do Tempo de Reverberação  (EN ISO 3382).

  

Todos os ensaios são realizados no estrito cumprimento das normas e legislação aplicáveis: DL 96/2008, NP EN ISO 140-4 e 5, EN ISO 140-7, EN ISO 717-1 e 2, ISO 354 e ISO 3382, assim como das obrigações impostas pela acreditação junto do IPAC.

 

Hemisfério Numérico – Fazemos mais e melhor por si!