Desenho Técnico

O desenho técnico é um ramo especializado do desenho, caracterizado pela sua normalização e pela apropriação que faz da linguagem da geometria descritiva.

Tal forma de desenho é utilizada como base para a actividade de projecto em disciplinas como a arquitectura, o design e a engenharia. O desenho técnico, é uma das ferramentas essenciais de um projecto, por ser o meio de comunicação entre o projectista e o fabricante (ou construtor).

No seu contexto mais geral, o desenho técnico engloba um conjunto de metodologias e procedimentos necessários para  o  desenvolvimento  e comunicação entre projectos, conceitos e ideias e, no seu contexto mais restrito, refere-se às especificações técnicas de produtos e sistemas.

Não é de se estranhar que com o desenvolvimento da computação gráfica e dos sistemas de informação os processos e métodos de representação gráfica, utilizados pelo desenho técnico no contexto industrial, tenham também mudado profundamente. Passou-se rapidamente da régua T e do esquadro às máquinas de desenhar, aos programas comerciais de desenho 2D assistido por computador (CAD) e mais recentemente a uma tendência para a utilização generalizada de sistemas de modelação geométrica 3D (CAM).

A Hemisfério Numérico, alicerçada na sua vasta experiência no ramo, coloca à sua disposição valências do desenho técnico, nomeadamente em projectos de moldes e injecção. Possuímos pessoal especializado em software CAD, assim como de cálculo de injecção metálica para diversos ramos da engenharia.

Cientes das dificuldades de um mercado cada vez mais competitivo, colocamos à sua disposição todo o nosso querer e saber, convergindo num resultado profissional e competente.

 

Hemisfério Numérico – Fazemos mais e melhor por si!